Tipos de pedras preciosas

A lista das Pedras Preciosas

Os diamantes.

O diamante é a mais popular de todas as pedras preciosas. É a pedra preciosa mais valorizada e demora milhões de anos para se formar. Ele é composto por carbono puro que  é a substância natural mais difícil de ser encontrada no planeta. Os diamantes são fortes e possuem o grau de dureza de 10. Só podem ser cortados ou polidos por outro diamante. Podem inclusive ser usados na indústria em razão da dureza.

A palavra diamante é oriunda da palavra de origem grega “adamus” que significa invencível. Diamantes são incolores mas o espectro de luz podem resultar em coloração amarela, marrom, verde, roxo, rosa, azul, cinza e outras. Tais cores podem ser encontradas ao longo do espectro do diamante. Os diamantes são medidos pelo quilate quanto maior o peso do quilate e o nível de pureza da pedra mais valioso.

As Esmeraldas.

Esmeralda é conhecida pela sua intensa cor verde brilhante. Também podem ser em tons azuis ou amarelos e perdem toda essa cor se forem submetidas a elevado grau de temperatura. São pedras bastante quebradiças e difíceis de manusear em confecção de jóias por essa característica.

As primeiras esmeraldas foram extraídas no alto Egito no ano 2.000 AC. Existiam em todo o reinado de Alexandre “o grande” e foram recolhidas por Cleópatra. Os povos Astecas e Incas também cobiçavam as esmeraldas bem como os mongóis e na Índia. Reverenciavam tanto essa pedra que escreveram as gemas nos textos sagrados para serem usadas para afastar o mal.

Atualmente, a maioria das esmeraldas são encontradas no Brasil, na Zâmbia e Colômbia.

O Rubi.

O rubi é uma pedra preciosa rosa ou vermelha profunda. O nome é de origem latina “ruber” que significa vermelho.  Simbolizam boa sorte. Para o povo Hindu o rubi era uma proteção contra o mal. Atualmente o Rubi simboliza o amor e a paixão.

Eram apreciados também pelos antigos guerreiros chineses que eram conhecidos por usar rubis nas armaduras. São extraídos em grande quantidade no sudeste asiático.

A Safira.

A Safira possui uma variedade considerável de cores, mas a principal é associada a cor azul escura. Podem ser também encontradas na cor rosa, branca, amarela, laranja… A Safira atualmente representa paz e serenidade. Antigamente era vista para representar pureza, sabedoria, lealdade e fé. São extraídas de toda a África e a Ásia e podem ser encontradas também na Austrália e nos EUA.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *